Diário de bordo 10

6 fev / 17 5 : 22 h

Você conhece a família do tatu-bola?

Conhecido no meio científico como Xenarthra, essa ordem é formada pelos tamanduás, preguiças e, claro, os tatus e eles fazem parte de um pequeno grupo de mamíferos que possui mais de 31 espécies. Mas o que pouca gente sabe é que antigamente, há milhões de anos, existiam muitos mais Xenarthra, mais de 200 gêneros.

Para se ter uma ideia, pesquisadores sugerem que esses mamíferos tenham surgido na América do Sul há pelo menos 65 milhões de anos, depois da separação do continente africano e sul-americano. Foi na era do gelo, aquela do desenho, que  perdemos grande diversidade dessas espécies por causa das grandes glaciações do chamado Pleistoceno (época compreendida entre 2,588 milhões e 11,7 mil anos atrás).  Nessa época muitas espécies desapareceram, incluindo os tatus gigantes, que pesavam quase uma tonelada, conhecidos como gliptodontes e muitas espécies de preguiças terrestres de aproximadamente 6m de altura. Imagina só o tamanho do tatu-bolinha perto dessa prima enorme!

1

Tigre-dentes-de-sabre (à esquerda) e preguiça-gigante. (Crédito: Rodolfo Nogueira) www.novaescola.org.br

Infelizmente, a extinção das espécies de hoje não está relacionada com a glaciação, mas sim com as nossas atitudes. Se queremos mesmo preservar nossa fauna, temos que fazer a nossa parte e buscar melhorar o nosso convívio com a natureza no dia a dia, mudando nossas as ações. Faça também a sua parte e ajude a preservar o nosso tatu-bolinha!

# Eu protejo o tatu-bola!