Diário de bordo 3

25 abr / 16 1 : 29 h

Este mês foi muito especial para mim. Fomos para o município de Buriti dos Montes (PI) para fazer as entrevistas e levantar informações sobre aquele tatu que vira bolinha, sabe qual? =D

Saímos de Fortaleza, capital do Ceará, e fomos para Crateús (CE), a outra base da Associação Caatinga, que ficam separadas por 355KM. De lá partimos para visitar algumas comunidades do município de Buriti dos Montes. Pra quem não conhece essa região ela fica na microrregião de Campo Maior, mesorregião do centro – norte Piauiense e possui uma média de 7.626 habitantes. É importante dizer também que lá um dos lugares mais lindos que eu já fui!

Fizemos muitas entrevistas nas comunidades e tivemos a oportunidade de conhecer pessoas muito queridas. Descobrimos mais sobre a caatinga, sua fauna e flora e a forma como as pessoas conhecem o tatu-bola.

Infelizmente foi nítido perceber que a espécie não é mais abundante e que vem desaparecendo a cada dia. A caça, com certeza, é o fator responsável por grande parte dessa perda.

Passado esse momento, continuamos conhecendo Buriti dos Montes, onde se encontra o cânion do Rio Poti, ele foi criado pela passagem do Rio Poti, essa fenda geológica está situada na serra da Ibiapaba entre o Piauí e o Ceará. E, claro, que devido ao calor e à sua beleza não podia deixar de sentir de perto a sensação de estar dentro das águas desse majestoso Rio Poti. Afinal, a vida de pesquisadora não é nada fácil! :)

Flávia Miranda

3 - 2 Diario de bordo

3 - 3 Diario de bordo

3 Diario de bordo