Diário de bordo 5

7 jun / 16 5 : 08 h

Dando nome aos bois!!!

Hoje acordei pensando no tatu-bola, cientificamente conhecido como Tolypeutes tricinctus. Mas qual o motivo desse nome? Quem colocou? Para responder a esses questionamentos foi criada uma ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender sua relação de parentesco. Nela está inclusa a taxonomia, ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies.

Em 1758 um sueco botânico, zoólogo e médico chamado Carl von Linné, também conhecido como Lineu, criou a nomenclatura binomial e a classificação científica, sendo assim considerado o “pai da taxonomia moderna”. Foi ele quem descreveu e deu nome para o tatu-bola baseado nos desenhos do naturalista alemão George Marcgraf, que em 1638 veio para o Brasil, onde ficou até 1643.

Marcgraf realizou três expedições nos territórios dos atuais estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará onde pela primeira vez foi coletado informação sobre o tatu-bola. Na época a espécie era conhecida como “tatu apara”. O nome tricinctus vem de suas três cintas que ele possui na carapaça.

Esse tatuzinho de pequeno porte e o único com habilidade de flexionar-se ventralmente formando uma bola e tem uma dura e convexa carapaça, que deixou e continua deixando todos os naturalistas encantados.